
A M&E foi certificada pela Direção de Segurança da Aeronáutica do Estado Francês (DSAÉ), organismo do Ministério da Defesa da República Francesa, com as novas certificações FRA-M e FRA-145, que permitem à Companhia, entre outras possibilidades, continuar a prestar serviços em aviões operados pelas forças armadas francesas ou pertencentes ao Estado francês.
Uma das certificações obtidas, a certificação FRA-M, é a primeira deste tipo atribuída pela DSAÉ fora de França.
Enquanto a certificação FRA-M habilita a Companhia a efetuar a gestão da continuidade da aeronavegabilidade, o certificado FRA-145 permite à TAP fazer a manutenção de aviões, motores e componentes das forças armadas e do Estado.
Paralelamente, mais de uma centena de técnicos receberam também licenças FRA-66, que lhes permitem continuar a assegurar a manutenção e a certificação de aptidão para o serviço dos A340 operados pela Força Aérea Francesa.
Com uma estação de Manutenção de Linha no Aeroporto de Charles de Gaulle para servir esses aviões, e as capacidades da Base Operacional de Lisboa, este é um serviço que a TAP presta à Armée de l’Air desde 2005.
Desenvolvido ao longo de mais de um ano, este projeto muito complexo para obtenção das novas certificações resultou das necessidades de adaptação da Companhia, que até agora usava as suas certificações civis para prestar estes serviços, quando as entidades estatais francesas determinaram, em 2015, que seriam necessárias certificações militares que permitissem à TAP continuar o trabalho desenvolvido.
Este foi mais um desafio para a Companhia, superado com sucesso, que teve que preparar manuais e procedimentos, em francês, e cumprir todas as exigências e requisitos específicos das autoridades francesas.
Alexandra Martins