Somam-se os marcos históricos para a TAP. Em março, a Companhia conquistou o primeiro lugar de pontualidade na lista de companhias aéreas europeias que mais operam no Aeroporto Humberto Delgado – Lisboa.
Depois do arranque muito positivo em 2019, com valores de pontualidade históricos para a Companhia, a TAP foi a mais pontual entre as companhias europeias com maior atividade no Hub de Lisboa, mesmo tendo uma operação mais complexa, de conectividade, e com mais voos por dia do que as restantes companhias que operam no Aeroporto de Lisboa.
Depois de em janeiro e fevereiro ter assegurado o segundo lugar nesta lista – atrás do primeiro por cinco e dois pontos percentuais, respetivamente – coloca-se agora na liderança com 83% de voos pontuais, mais 3% do que o segundo classificado.
Os investimentos da companhia em 2018 e 2019 refletem-se agora nestes resultados. A implementação de novos procedimentos de embarque, os terminais de self check-in e o aumento de pessoal nas equipas operacionais no aeroporto, bem como a decisão inédita de ter três aeronaves de reserva (para minimizar os efeitos de imprevistos na operação), entre outras medidas, são os grandes responsáveis por estes resultados.
Fundamental para este sucesso é, também, o esforço das equipas TAP que, juntas e comprometidas com o Projeto D15, contribuíram e contribuem todos os dias para levar a TAP ao pódio das companhias aéreas mais pontuais do mundo.
Note-se que, em aviação, são considerados pontuais os voos que respeitam o indicador D15, ou seja, que partem até 15 minutos depois da hora prevista. O objetivo definido pela companhia para 2019 foi 70% de pontualidade global média, estando já no primeiro trimestre do ano com 83%.