Sign In
TAP NEWS ME
É tempo de balanço na TAP

​Eis-nos chegados a dezembro e não podia ser mais verdadeiro este sentimento que o ano passou “a voar”. Na realidade, a forte dinâmica de mudança que a TAP atravessa impõe a todos nós uma enorme capacidade de adaptação e de abraçar a novidade, sem descurar o muito que já se faz de positivo, tudo isto a um ritmo acelerado. 

É também tempo para reflexão sobre o que se fez e os desafios que nos aguardam no futuro próximo. 

O ano que agora finda foi para a TAP/ME recheado de muitos momentos extraordinários e extremamente desafiantes. 

Foi efetuada a revisão completa do mapeamento dos nossos processos, o que possibilitou a evolução do nosso sistema de gestão para os “standards” mais avançados, privilegiando a segurança e a garantia da qualidade dos nossos serviços, focada numa ótica de gestão dos riscos. 

Após quase três anos de conversas e negociações, conseguimos assinar com a CFM os acordos necessários a poder garantir que a Oficina de Motores faça a manutenção dos motores LEAP1A que equipam a nossa frota NEO de médio curso. Esta Licença é extensível ao trabalho para terceiros, o que desde já augura um futuro risonho para esta atividade de enorme relevância. Neste sentido já se iniciou o processo de investimento que será de vários milhões com retorno garantido.

 

Concluímos o acordo Total Care Agreement com a RR, que nos garante o suporte para que a RR faça a manutenção oficinal do novo motor Trent 7000 que motoriza o A330NEO. 

Prosseguimos com uma política criteriosa de investimentos em equipamentos, ferramentas e instalações e para a qual a Comissão Executiva da TAP tem sido sensível, o que nos tem permitido melhorar as condições de trabalho, ao mesmo tempo que nos tornamos mais eficientes e produtivos, logo mais competitivos. 

Após um estudo com começo no início do ano, procedeu-se à restruturação em setembro da Logística, procurando-se uma racionalização e normalização dos muitos processos associados a esta função com o objetivo de melhorar os níveis de serviço e reduzir os custos associados. 

Também no início do ano, verificou-se a migração das áreas de compras e negociação da Logística para a área de Procurement, por forma a que também este processo pudesse beneficiar de sinergias existentes na TAP e de uma reformulação com vista a poupanças significativas sem afetar os níveis de serviço. 

As designadas “semanas de melhoria contínua” e as ações 5S continuam a produzir os efeitos desejados, multiplicando o número de novos elementos da TAP/ME envolvidos, ajudando a desenvolver uma maior consciência para a necessidade da mudança e uma maior aceitação da mesma, conduzindo a projetos cujos resultados só nos podem deixar a todos muito orgulhosos e que são demonstrativos da competência e vontade dos trabalhadores da TAP/ME, bem como das áreas que invariavelmente marcam presença neste projetos e sem as quais o sucesso a que temos assistido não seria possível. Refiro-me em particular à Megasis e à UCS. 

 

Porque é fundamental dar resposta ao crescimento previsto da frota, reforçámos o número de cursos ab-initio para TMA e contratámos cerca de quatro dezenas de TMA da ME Brasil. 

Após alguns anos a fazer crescer as vendas da ME Brasil, sem que isso bastasse para a obtenção de resultados financeiros positivos, acelerou-se o processo de restruturação da empresa e que irá redundar no encerramento da atividade em Porto Alegre e na manutenção da atividade no Rio de Janeiro. O saldo desta mudança afigura-se muito positivo, já com reflexos nos resultados deste ano do Grupo TAP. 

Foi com um enorme sentimento de orgulho e satisfação que participámos no phase-in dos três narrow body NEO (um A320 e dois A321) e daquele que será o primeiro a efetuar voos comerciais no mundo, refiro-me ao A330NEO. A criação da capacidade para nos certificarmos e podermos suportar estas novas aeronaves demonstrou, uma vez mais, a competência e organização da TAP e da TAP/ME, no que respeita à Engenharia, Qualidade, Logística, Formação e Produção. 

 

Apesar de não estar na linha da frente no que se refere à interação com os nossos passageiros, a atividade da TAP/ME não deixa de ser fundamental para a experiência excecional de voar na TAP que todos queremos para os nossos passageiros. Neste sentido, foi criada na Manutenção de Aviões uma equipa exclusivamente dedicada aos interiores de cabina, com o objetivo de por um lado corrigir em tempo útil as anomalias detetadas, bem como antecipar problemas que são sempre negativos para os nossos passageiros. Com a implementação desta equipa, esperamos também contribuir para uma melhoria da pontualidade. 

Apesar de pequena na sua dimensão – apenas três Engenheiros – a nossa equipa de Inovação tem sido gigante no contributo que tem dado para o desenvolvimento de uma cultura de Inovação, onde o espírito de colaboração, partilha de informações e persistência perante o fracasso são fundamentais. Tem, ainda, sido fundamental para o sucesso na atribuição por parte da Comissão Europeia de comparticipações financeiras que têm permitido modernizar a frota TAP e torná-la ainda mais segura, bem como na aquisição de competências e conhecimento em áreas como a realidade aumentada ou a manutenção preditiva que esperamos em breve possam vir a beneficiar a nossa atividade. 

Estamos prestes a concluir o processo de seleção de um novo sistema informático que esperamos se traduza numa reforma estrutural da TAP/ME. 

Quanto aos resultados financeiros da TAP/ME, também eles são dignos de registo. Apesar do crescimento da frota, conseguimos que os custos da manutenção da frota TAP se mantivessem estáveis e prevemos que esta tendência se mantenha em 2019. 

No que respeita às vendas para terceiros, onde o papel da equipa de Marketing e Vendas da TAP/ME é de destacar, projetamos um crescimento face a 2017 de cerca de 37%! 

Contudo, 2019 já está à espreita e muitos são os desafios que nos esperam: melhorar a pontualidade, garantir a entrada ao serviço de mais de três dezenas de aeronaves e proceder ao phase-out de uma vintena, melhorar de um modo geral o nosso desempenho operacional com especial destaque para os níveis de serviço e redução de TAT de motores e componentes. Prosseguir com a redução de custos e melhorar a colaboração/coordenação com as restantes áreas da TAP com as quais interagimos, com especial enfoque no RH, Procurement e Finanças. Prosseguir com os estudos e planeamento para a construção de um novo Hangar que nos permita acomodar a nova frota em crescimento e finalmente iniciar a implantação do novo sistema informático. 

Tenho a certeza que o grupo de profissionais que compõem a TAP, e em particular a TAP/ME, saberão ultrapassar os vários desafios futuros para continuarmos a garantir o crescimento e sucesso da TAP através da satisfação dos seus passageiros, trabalhadores e acionistas.

 

22 abril 2019

Clique para abrir

09 novembro 2018

Clique para abrir

04 outubro 2018

Clique para abrir

07 setembro 2018

Clique para abrir

07 agosto 2018

Clique para abrir

05 julho 2018

Clique para abrir

20 junho 2018

Clique para abrir

06 junho 2018

Clique para abrir

07 maio 2018

Clique para abrir

13 abril 2018

Clique para abrir

05 março 2018

Clique para abrir

20 fevereiro 2018

Clique para abrir

05 fevereiro 2018

Clique para abrir

22 janeiro 2018

Clique para abrir

08 janeiro 2018

Clique para abrir

22 dezembro 2017

Clique para abrir

07 dezembro 2017

Clique para abrir

24 novembro 2017

Clique para abrir

20 novembro 2017

Clique para abrir

10 novembro 2017

Clique para abrir

27 outubro 2017

Clique para abrir

13 outubro 2017

Clique para abrir

29 setembro 2017

Clique para abrir

15 setembro 2017

Clique para abrir

01 setembro 2017

Clique para abrir

31 julho 2017

Clique para abrir

21 julho 2017

Clique para abrir

17 julho 2017

Clique para abrir

07 julho 2017

Clique para abrir

28 junho 2017

Clique para abrir

23 junho 2017

Clique para abrir

12 junho 2017

Clique para abrir

02 junho 2017

Clique para abrir

26 maio 2017

Clique para abrir

12 maio 2017

Clique para abrir

08 maio 2017

Clique para abrir

28 abril 2017

Clique para abrir

13 abril 2017

Clique para abrir

31 março 2017

Clique para abrir

17 março 2017

Clique para abrir

03 março 2017

Clique para abrir

17 fevereiro 2017

Clique para abrir

02 fevereiro 2017

Clique para abrir

19 janeiro 2017

Clique para abrir

05 janeiro 2017

Clique para abrir

22 dezembro 2016

Clique para abrir

08 dezembro 2016

Clique para abrir

24 novembro 2016

Clique para abrir

10 novembro 2016

Clique para abrir

27 outubro 2016

Clique para abrir

13 outubro 2016

Clique para abrir

04 outubro 2016

Clique para abrir

29 setembro 2016

Clique para abrir

15 setembro 2016

Clique para abrir