Cada minuto conta. A TAP atingiu, em novembro, um valor D15 de 91,2% em toda a sua rede. O indicador D15 considera pontuais todos os voos que partem até 15 minutos depois da hora prevista.
Desde esse dia, tivemos apenas três dias de performance abaixo dos 50%, nos quais a principal causa de atrasos foi o nevoeiro. Apesar de uma melhoria evidente, em novembro as restrições de tráfego aéreo continuaram a ser a principal causa dos atrasos. A média atual de 2018 está situada nos 57,6%, com novembro a registar 18 dias acima dos 70%.
Ramiro Sequeira, Chief Operating Officer da TAP, renova o compromisso com a pontualidade: “Cada minuto conta e tem de ser este o caminho de todos. Temos de continuar a acreditar que vamos conseguir chegar ao top das companhias mais pontuais do mundo”.
O projeto D15 está atualmente em forte implementação na Companhia, que tem tomado diversas medidas para melhorar a pontualidade. Esta tem sido uma das grandes bandeiras da Administração. Por isso, têm sido feitos investimentos significativos para melhorá-la, com resultados já à vista. Desde setembro e até hoje, a nossa pontualidade aumentou 17 pontos percentuais – de 50,6% para 67,7% - tendo sido nesta semana consistentemente 90% .
No último ano, e enquanto não são feitas reformas no aeroporto de Lisboa, implementámos um conjunto de medidas, em várias áreas de atuação, que vão desde a infraestrutura, aos sistemas, processos e aumento de contratações.
A TAP tem um novo espaço de Operações, o iOCC – integrated Operations Control Center, que concentra as principais áreas operacionais: o Centro de Coordenação de Operações (CCO), o Centro de Controlo de Manutenção (CCM), o Centro de Coordenação de Passageiros (CCP), Operação e Escalas (PG/OE), Flight Dispatch and Operational Control (FDOC) e a Portugália, para facilitar a interação e comunicação entre os Colaboradores da área, criando maior sinergia e possibilidade de resolução de problemas de forma mais rápida e eficaz.
Criámos novas equipas para a gestão de cada voo. Há um ano, nasceu uma nova profissão TAP. Os Turnaround Coordinators (TRC) – ou Red Caps – chegaram para reforçar a equipa do Hub de Lisboa, com o objetivo de garantir a segurança, pontualidade e qualidade de serviço. Hoje, são 35 os Colaboradores TAP que desempenham exclusivamente estas funções. O objetivo é atingir os 50 TRC até ao final de 2018.
Contratámos mais Pilotos e Tripulantes de Cabina. Só este ano, a TAP contratou mais de 340 Pilotos e 600 Tripulantes de Cabina. Entre abril e outubro, a TAP recuperou de 3,6% de voos cancelados, por motivos imputáveis à Companhia, para 0,7%. Estas medidas permitiram diminuir, em cerca de 60%, os atrasos por falta de tripulação e acabar com os cancelamentos de voos devido a falta de Tripulação.
Pela primeira vez na história da TAP, temos, desde o verão, dois aviões de reserva no Médio Curso e um no Longo Curso.
Melhorámos o processo de embarque. Com o lançamento de uma área exclusiva para passageiros que viajam sem bagagem de mão, desde o início de julho – pleno pico do verão – estão em vigor novos procedimentos, criados para facilitar todo o processo e melhorar os índices de pontualidade. Em resultado destas medidas, as avaliações NPS (Net Promoter Score, que mede a satisfação do Cliente) relativas ao processo de embarque subiram 7,2 pontos em apenas três meses.