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Destaques; TAP NEWS ME
A Atividade da Manutenção de Motores da TAP

​​​N​os últimos anos tem-se vindo a verificar um aumento da atividade de reparação de motores a nível mundial, e naturalmente a Oficina de Manutenção de Motores da TAP também sentiu esta significativa alteração. Após alguns anos de menor atividade, a Oficina de Motores tem agora todos os slots de manutenção ocupados até ao final do ano, e excelentes perspetivas para 2019.


Com previsão de mais de 90% dos slots ocupados em 2018, este ano avizinha-se como o melhor dos últimos dez anos de atividade, não só do ponto de vista de volume de produção, mas também no que à faturação e margem de contribuição diz respeito, uma vez que 74% das Shop Visits são efetuadas em motores de Clientes.


Estando já a preparar a capacitação oficinal para a manutenção total dos motores das novas frotas de médio curso, a Oficina de Motores conta também com inúmeros investimentos em infraestruturas equipamentos e processos, realizados nos últimos anos, que permitem garantir a flexibilidade e continuidade necessárias para o suporte à operação da TAP. 

A flexibilidade é, aliás, o principal fator diferenciador com que a Manutenção de Motores se posiciona no mercado. Esta característica – muito valorizada pelos Clientes tem –, no entanto, a desvantagem de que se torna muito mais difícil standardizar o processo de reparação. O desafio consiste em minimizar os impactos causados pelos diferentes requisitos dos Clientes, workscopes e níveis de intervenção, em todo o processo de reparação e em particular no prazo de execução (TAT – Turn Around Time).

Desta forma, a Oficina de Motores está a desenvolver um projeto ambicioso de capacitação da área produtiva para uma redução do TAT das Manutenções pesadas (Heavy Shop Visits) de CFM56-5B e CFM56-7 de cerca de 75 dias para cerca de 56 dias de calendário (40 dias de trabalho). Este projeto, com mais de 100 ações envolvidas, contém planos de melhoria em áreas tão distintas como documentação, processos de reparação, ferramentas, planeamento, ou alteração cultural.


Nas intervenções de menor dimensão (Quick Turns) a flexibilidade e rapidez de execução está já no ADN das equipas e é confirmado pelo nível de satisfação dos nossos clientes.  Como exemplos, temos cerca de 30 pequenas intervenções efetuadas em motores TAP em 2018 (substituição de HPT blades, substituição de seals, etc.), com tempos de reparação inferiores a dez dias, ou os 26 Field Teams já executados este ano em diversos locais do mundo, para suporte aos nossos clientes. 

No caso da frota TAP, esta flexibilidade tem como resultados imediatos não só uma maior operacionalidade da frota e um menor custo de reparação, mas também uma menor necessidade de reatores de reserva. Na frota de médio curso, com mais de 80 motores a operar, o fabricante recomenda um nível de reservas de seis a oito motores, tendo a TAP apenas dois motores, alguns módulos e por vezes um motor alugado.

Este caminho contínuo de desenvolvimento é o que mantém a atividade de Manutenção de Motores da TAP competitiva em segmentos de mercado específicos, e num mercado cada vez mais concorrencial.


Produção de Máquinas & Tratamentos

A Produção de Máquinas & Tratamentos ocupa os edifícios 7 e 61 do Campus. Para além da missão principal de prestar serviços à Manutenção de Motores, esta divisão de Produção tem a particularidade de trabalhar igualmente, e quase na mesma proporção de cargas, para a Manutenção de Aviões, e para Componentes.

A Oficina de Máquinas (Edifício 7) é responsável por maquinar todas as peças de material de voo em circuito de reparação ou overhaul, e pela manufatura de peças novas para aviões, motores e reabastecimento de stocks.

De há quatro anos para cá, as Máquinas têm sido objeto de um ambicioso plano de investimentos, quer em instalações – pintura, revestimento a resina do chão entre outros – e equipamentos, nomeadamente um torno, uma fresadora e, a instalar em finais de novembro, uma retificadora de grandes dimensões, todos controlados por computadores, e de uma enorme versatilidade e capacidade de maquinação mesmo nas peças estruturais mais complexas, ou de grandes dimensões como, por exemplo, as do trem dos aviões AWACS da NATO.

A Oficina de Tratamentos (Edifício 61), é já há muitos anos considerada um referencial de boas práticas produtivas e segurança no trabalho. Tem como objetivo aplicar revestimentos de restauração dimensional, e todos os tratamentos anticorrosivos aos diversos materiais de voo. Se se tiver em conta que, logo a seguir à fadiga de material, a corrosão é o segundo maior inimigo na vida de uma aeronave, ficar-se-á com uma ideia da abrangência e importância do trabalho ali efetuado.

Em resumo, nesta divisão de Produção, o objetivo é uma melhoria contínua das capacidades e processos, garantindo rapidez de resposta imediata a toda e qualquer necessidade operacional.​




​Nuno Gonçalves Soares, Diretor da Oficina de Motores, TAP ME

José Lopes Dias, Responsável pela Divisão de Máquinas e Tratamentos, TAP ME


 

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