Decorreu, nos dias 11, 18 e 25 de setembro, a quinta edição da ação de Formação em Vinhos nível 1, dedicada exclusivamente aos tripulantes de cabina da TAP e ministrada pela ViniPortugal. Foram 94 os tripulantes que participaram nesta edição, estando o total de graduados de nível 1 nos 312.
A primeira edição, ainda em fase piloto e acessível apenas aos chefes de cabina, decorreu há perto de um ano, no final de outubro, e marcou o início de uma aposta na formação dos tripulantes na área dos vinhos.
O sucesso foi imediato e as ações continuaram – e continuam – com um interesse crescente por parte do nosso PNC, que tem esgotado as inscrições rapidamente em todas as edições, e uma resposta posterior muito positiva.
O interesse pessoal pelo tema e a vontade de informar e servir melhor os Passageiros a bordo são as grandes motivações que têm levado estes tripulantes a abdicar de um dia de folga para participar nesta formação. “Os Clientes costumam fazer perguntas e é sempre ótimo ter este conhecimento, para podermos corresponder às expectativas e falar sobre o que estamos a servir”, destacou o Comissário de Bordo Edgar Segura, participante nesta última edição. Rita Antunes, Chefe de Cabina, sublinha também a importância desta iniciativa, ao referir que “quando nos pedem Posuma opinião sobre o que estamos a servir, ou quando nos perguntam se temos determinado tipo de vinho, temos um maior conhecimento para responder de forma correta”, considerando “ótima e muito positiva” esta iniciativa.
Ao fim de cinco edições de Nível 1, Daniela Costa, formadora da ViniPortugal que tem ministrado todas as sessões, faz um balanço muito positivo da participação dos tripulantes: “O interesse é sempre muito, têm sempre muitas questões relacionadas com o serviço de vinhos e com os diferentes tipos de vinhos e são muito curiosos.” Sobre o interesse demonstrado para frequentar o Nível 2 – acessível apenas aos tripulantes que completaram o primeiro nível – Daniela sublinha que sim, ele existe, dada a impressão que fica de que os tripulantes “querem sempre aprender mais, por isso querem continuar e seguir com a formação.”
E poderão fazê-lo. A segunda edição do Nível 2 terá dois dias abertos para inscrição e decorrerá em dezembro. Quanto ao Nível 1, estão abertas as inscrições para os três dias da sexta edição, a realizar-se nos dias 10, 17 e 24 deste mês.