A 7 de Junho de 2018, o comité executivo do
AEEC antecipou, para o ano que decorre e até a próxima Sessão Geral de Abril de 2019, a presidência deste comité de Engenharia a José de Almeida, da subárea de Aeronavegabilidade de Frota da Manutenção e Engenharia da TAP ME (ME/EA/AF), inicialmente atribuída por unanimidade e proposta pela American Airlines para 2019-2020. José de Almeida é o 18.º presidente – sendo o terceiro não-Americano e o segundo Colaborador da TAP Air Portugal – deste comité, que desde 1949 planeia, elabora e publica as
normas ARINC.
O AEEC é um dos três comités da
ARINC Industry Activities, por sua vez parte do
SAE-ITC, Consórcio de Tecnologias Industriais da Sociedade de Engenharia Automotora (
SAE). A TAP é membro dos três comités, sendo que os outros dois se dedicam ao melhoramento da fiabilidade, e da manutenção de sistemas electrónicos de aeronaves (
Avionics Maintenance Committee –
AMC) e à solução de problemas de manutenção e padronização de simuladores de voo (
Flight Simulator Engineering and Maintenance Committee –
FSEMC).
O AEEC tem um plano de trabalho anual estabelecido pelo comité executivo, composto por um representante com direito a voto das Companhias Aéreas, Boeing e Airbus. A organização tem o seu expoente máximo nas Sessões Gerais anuais, normalmente realizadas em Abril, com a participação de mais de 700 Engenheiros das organizações membro que, além das citadas, incluem todos os grandes fornecedores de sistemas electrónicos de aeronaves.
Da esquerda para a direita, Marc Cronan/Rockwell-Collins – Chairman do FSEMC; Robert Swanson/FedEx e José Almeida/TAP – futuro e actual Chairman do AEEC e Roger Kozacek/Delta – vice-chairman do AMC.
As normas ARINC produzidas pelo AEEC estabelecem arquitecturas e integração padronizada de sistemas electrónicos de avião, de Cockpit e de Cabina, com especial enfoque em sistemas de Comunicações, Navegação, Vigilância do espaço aéreo, operações, conectividade em segurança entre Sistemas de Informação de Companhias Aéreas e aeronaves. Esta actividade surge em resposta a necessidades de modernização de aeronaves, evolução da infraestrutura de gestão do tráfego aéreo, novos requisitos regulamentares ou introdução de novas tecnologias, sempre procurando aumentos de eficiência e redução de custos ao logo da vida das soluções.
As normas, uma vez aprovadas nas Sessões Gerais e Intermédias, são depois adoptadas por todos os grandes fabricantes, como a Airbus, a Boeing ou a Embraer. São exemplos das mais de 300 normas já desenvolvidas, os sistemas de comunicação de Passageiros (acesso à internet), de Pessoal Navegante Técnico com o Centro de Controlo de Manutenção e o Centro de Controlo Operacional (datalink, Electronic Flight Bag) ou o Controlo de tráfego aéreo (FANS A e FANS B).
Actualmente estão em produção mais de uma dezena de futuras normas ARINC, desde a concepção da 5.ª geração de rede de comunicação e entretenimento de Passageiros, até a uma futura arquitectura de rádios de comunicações, passando pela modificação dos sistemas de comunicação por satélite para os tornar resilientes à entrada em serviço dos telemóveis 5g, ou as possíveis alternativas de sistemas de Global Aircraft Tracking a instalar em futuros modelos de aeronaves na sequência do trágico desaparecimento do MH370.
Proposta de futura arquitectura de rádios digitais
Estas soluções normalizadas são criadas por promoção de consenso, em colaboração entre fornecedores de equipamentos e fabricantes de aeronaves com e sob a direcção dos representantes das companhias aéreas, Boeing e Airbus, num ambiente que reúne os peritos em cada domínio na procura de soluções harmonizadas, garantia de maior competição entre fornecedores, possibilidade e disponibilidade de fornecedores de sistemas electrónicos de aeronaves, permitindo assim a melhoria da segurança e do serviço aos nossos Passageiros, pelo que a participação dos diversos Engenheiros de toda a TAP (e não só da ME) é não só uma mais valia como a garantia da defesa do futuro da nossa Companhia e dos interesses dos nossos Accionistas e Clientes, pelo aumento da segurança e eficiência da operação.
General Session 2018 do AMC, resolvendo mais de duzentas questões de manutenção
José de Almeida
Responsável Aeronavegabilidade de Frota da TAP ME e Presidente do Airlines Electronic Engineering Committe (AEEC)
(Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico)