Sign In
  • home
  • destaques
  • TAP assume a presidência do Airlines Electronic Engineering Committee
Destaques; TAP NEWS ME
TAP assume a presidência do Airlines Electronic Engineering Committee
​​
A 7 de Junho de 2018, o comité executivo do AEEC antecipou, para o ano que decorre e até a próxima Sessão Geral de Abril de 2019, a presidência deste comité de Engenharia a José de Almeida, da subárea de Aeronavegabilidade de Frota da Manutenção e Engenharia da TAP ME (ME/EA/AF), inicialmente atribuída por unanimidade e proposta pela American Airlines para 2019-2020. José de Almeida é o 18.º presidente – sendo o terceiro não-Americano e o segundo Colaborador da TAP Air Portugal – deste comité, que desde 1949 planeia, elabora e publica as normas ARINC.

​​

O AEEC é um dos três comités da ARINC Industry Activities, por sua vez parte do SAE-ITC, Consórcio de Tecnologias Industriais da Sociedade de Engenharia Automotora (SAE). A TAP é membro dos três comités, sendo que os outros dois se dedicam ao melhoramento da fiabilidade, e da manutenção de sistemas electrónicos de aeronaves (Avionics Maintenance CommitteeAMC) e à solução de problemas de manutenção e padronização de simuladores de voo (Flight Simulator Engineering and Maintenance CommitteeFSEMC).

O AEEC tem um plano de trabalho anual estabelecido pelo comité executivo, composto por um representante com direito a voto das Companhias Aéreas, Boeing e Airbus. A organização tem o seu expoente máximo nas Sessões Gerais anuais, normalmente realizadas em Abril, com a participação de mais de 700 Engenheiros das organizações membro que, além das citadas, incluem todos os grandes fornecedores de sistemas electrónicos de aeronaves.


Da esquerda para a direita, Marc Cronan/Rockwell-Collins  Chairman do FSEMC; Robert Swanson/FedEx e José Almeida/TAP – futuro e actual Chairman do AEEC e Roger Kozacek/Delta – vice-chairman do AMC.

As normas ARINC produzidas pelo AEEC estabelecem arquitecturas e integração padronizada de sistemas electrónicos de avião, de Cockpit e de Cabina, com especial enfoque em sistemas de Comunicações, Navegação, Vigilância do espaço aéreo, operações, conectividade em segurança entre Sistemas de Informação de Companhias Aéreas e aeronaves. Esta actividade surge em resposta a necessidades de modernização de aeronaves, evolução da infraestrutura de gestão do tráfego aéreo, novos requisitos regulamentares ou introdução de novas tecnologias, sempre procurando aumentos de eficiência e redução de custos ao logo da vida das soluções.

As normas, uma vez aprovadas nas Sessões Gerais e Intermédias, são depois adoptadas por todos os grandes fabricantes, como a Airbus, a Boeing ou a Embraer. São exemplos das mais de 300 normas já desenvolvidas, os sistemas de comunicação de Passageiros (acesso à internet), de Pessoal Navegante Técnico com o Centro de Controlo de Manutenção e o Centro de Controlo Operacional (datalink, Electronic Flight Bag) ou o Controlo de tráfego aéreo (FANS A e FANS B). 

Actualmente estão em produção mais de uma dezena de futuras normas ARINC, desde a concepção da 5.ª geração de rede de comunicação e entretenimento de Passageiros, até a uma futura arquitectura de rádios de comunicações, passando pela modificação dos sistemas de comunicação por satélite para os tornar resilientes à entrada em serviço dos telemóveis 5g, ou as possíveis alternativas de sistemas de Global Aircraft Tracking a instalar em futuros modelos de aeronaves na sequência do trágico desaparecimento do MH370.


​Proposta de futura arquitectura de rádios digitais

Estas soluções normalizadas são criadas por promoção de consenso, em colaboração entre fornecedores de equipamentos e fabricantes de aeronaves com e sob a direcção dos representantes das companhias aéreas, Boeing e Airbus, num ambiente que reúne os peritos em cada domínio na procura de soluções harmonizadas, garantia de maior competição entre fornecedores, possibilidade e disponibilidade de fornecedores de sistemas electrónicos de aeronaves, permitindo assim a melhoria da segurança e do serviço aos nossos Passageiros, pelo que a participação dos diversos Engenheiros de toda a TAP (e não só da ME) é não só uma mais valia como a garantia da defesa do futuro da nossa Companhia e dos interesses dos nossos Accionistas e Clientes, pelo aumento da segurança e eficiência da operação.


 
General Session 2018 do AMC, resolvendo mais de duzentas questões de manutenção


José de Almeida
Responsável Aeronavegabilidade de Frota da TAP ME e Presidente do Airlines Electronic Engineering Committe (AEEC)
(Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico)

 

04 dezembro 2019

Clique para abrir

22 abril 2019

Clique para abrir

11 dezembro 2018

Clique para abrir

09 novembro 2018

Clique para abrir

07 setembro 2018

Clique para abrir

07 agosto 2018

Clique para abrir

05 julho 2018

Clique para abrir

20 junho 2018

Clique para abrir

06 junho 2018

Clique para abrir

07 maio 2018

Clique para abrir

13 abril 2018

Clique para abrir

05 março 2018

Clique para abrir

20 fevereiro 2018

Clique para abrir

05 fevereiro 2018

Clique para abrir

22 janeiro 2018

Clique para abrir

08 janeiro 2018

Clique para abrir

22 dezembro 2017

Clique para abrir

07 dezembro 2017

Clique para abrir

24 novembro 2017

Clique para abrir

20 novembro 2017

Clique para abrir

10 novembro 2017

Clique para abrir

27 outubro 2017

Clique para abrir

13 outubro 2017

Clique para abrir

29 setembro 2017

Clique para abrir

15 setembro 2017

Clique para abrir

01 setembro 2017

Clique para abrir

31 julho 2017

Clique para abrir

21 julho 2017

Clique para abrir

17 julho 2017

Clique para abrir

07 julho 2017

Clique para abrir

28 junho 2017

Clique para abrir

23 junho 2017

Clique para abrir

12 junho 2017

Clique para abrir

02 junho 2017

Clique para abrir

26 maio 2017

Clique para abrir

12 maio 2017

Clique para abrir

08 maio 2017

Clique para abrir

28 abril 2017

Clique para abrir

13 abril 2017

Clique para abrir

31 março 2017

Clique para abrir

17 março 2017

Clique para abrir

03 março 2017

Clique para abrir

17 fevereiro 2017

Clique para abrir

02 fevereiro 2017

Clique para abrir

19 janeiro 2017

Clique para abrir

05 janeiro 2017

Clique para abrir

22 dezembro 2016

Clique para abrir

08 dezembro 2016

Clique para abrir

24 novembro 2016

Clique para abrir

10 novembro 2016

Clique para abrir

27 outubro 2016

Clique para abrir

13 outubro 2016

Clique para abrir

04 outubro 2016

Clique para abrir

29 setembro 2016

Clique para abrir

15 setembro 2016

Clique para abrir