O embarque mudou. Desde o início de julho – em pleno pico do verão – estão em vigor novos procedimentos, criados para facilitar todo o processo, melhorar os índices de pontualidade, com vista a aumentar a satisfação dos Clientes.
São conhecidas as limitações que as aeronaves têm para todas as bagagens de mão, mesmo quando os passageiros cumprem as regras da Companhia. Esta realidade reflete-se na demora na acomodação a bordo e consequentemente afeta a pontualidade do voo. Por outro lado, a retirada de bagagem de mão na porta de embarque desagrada os passageiros, o que se reflete negativamente na qualidade de serviço e na satisfação do Cliente.
O que foi feito?
Foi criada uma nova zona de embarque, exclusiva para passageiros que viajam sem bagagem de mão. Estes passageiros embarcam logo a seguir aos passageiros premium, o que acaba por encorajar também aqueles que têm bagagem a despachá-la já na porta de embarque, sem ser necessário solicitar que o façam, o que causa frequentemente desagrado aos Passageiros.
Durante o embarque, os Passageiros são também encorajados a colocar os artigos mais pequenos de bagagem debaixo do assento da frente do avião. Estes artigos são identificados, ainda na porta, com uma etiqueta vermelha, para facilitar o trabalho dos tripulantes a bordo.
Resultados
Em pouco tempo de implementação, os resultados já são evidentes. As avaliações NPS relativas ao embarque D15 – ou seja, o embarque de voos pontuais – subiram 6,2 pontos desde junho deste ano até meados de setembro.
“O feedback dos Colaboradores também tem sido positivo, na medida em que melhorou a organização do embarque”, afirma Carla Oliveira, da equipa do Hub de Lisboa. “Os Passageiros aderem mais facilmente à entrega da bagagem de mão, uma vez que lhes é proporcionado um canal prioritário para embarque, e alguns já começam a estar familiarizados com o processo e voluntariamente apresentam-se já sem bagagem para usufruírem do canal respetivo.”