“A SMAPor – Sociedade Científica Médica Aeroespacial de Portugal – sociedade membro da European Society of Aerospace Medicine (ESAM), tem por objeto a garantia e melhoria contínua de qualidade em medicina aeronáutica e espacial praticada em Portugal. Promove reuniões técnico-científicas e estabelece parcerias e contactos com entidades do mundo aeronáutico, fomentando a investigação e a divulgação de conhecimentos, ideias, experiências e projetos naquela disciplina.”
Quem assina estas palavras é Rui Pombal, Diretor do Serviço de Clínica Geral e do Centro Médico de Aeronáutica da UCS – Cuidados Integrados de Saúde, que é também Presidente da SMAPor – Sociedade Científica Médica Aeroespacial de Portugal, criada há dois anos.
A SMAPor conta, desde a sua fundação, com oito secções e quatro núcleos de interesse específico. “Aeronáutica Militar”, ”Airline/Saúde Global”, ”Controlo de Tráfego Aéreo”, ”Espacial”, ”Evacuações Aeromédicas”, ”Investigação de Acidentes”, ”Medicina Certificatória” e ”Web, Newsletter, Mailing” são as designações das secções. Por seu turno, os núcleos designam-se “Enfermagem Aeronáutica”, “Engenharia/Ergonomia Aeronáutica”, “Fisiologia de Voo e Alta Performance” e “Psicologia Aeronáutica”.
V Jornadas de Medicina Aeronáutica
Realizaram-se, no passado dia 29 de setembro, na Base Aérea de Sintra, as V Jornadas de Medicina Aeronáutica e a 2.ª Reunião da Sociedade Médica Científica Aeroespacial SMAPpor, evento organizado pelo Centro de Medicina Aeronáutica da Força Aérea e que este ano esteve subordinado ao tema “Stress em Voo”.
São de destacar as sessões de especial interesse para a medicina aeronáutica, que incluíram a palestra de Stephen Houston, da British Airways – sobre ataques laser e os danos que podem causar na retina – e a intervação da Enfermeira Eulália Bairrão, da UCS – que apresentou os resultados de uma nova metodologia de formação em primeiros socorros para o PNC.
As Jornadas encerraram com a primeira edição da Conferência Ayres Montenegro – nome do primeiro médico aeronáutico da história portuguesa – que contou com as intervenções do próprio Rui Pombal, da Tenente-Coronel Sofia Almada – Médica no Centro de Medicina Aeronáutica da Força Aérea – e Vânia Melhado, representante da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial, que em conjunto apresentaram a primeira guideline luso-brasileira de medicina aeronáutica, para apoiar as decisões relativas a casos MEDA (autorizações de embarque de passageiros doentes ou incapacitados).