A 14.ª Semana de Melhoria Contínua, organizada pela TAP ME, decorreu entre os dias 17 e 21 de setembro, e contou com projetos de relevância transversal a toda a Companhia.
Globalmente, contou com projetos dedicados à eliminação de diferentes tipos de desperdício, a melhorias relacionadas com o transporte de componentes dentro do Campus TAP e também à centralização da gestão de produtos e à standardização de processos.
Nesta edição, participou também a área de Procurement e a TAP IT. Um dos projetos foi, inclusivamente, proposto pelo Procurement.
Vanessa Fernandes, Techinal Purchasing Coordinator, explica esta proatividade: “Com as alterações na estrutura, e em alguns procedimentos, foi necessário fazer uma análise aos nossos processos internos” e, continua, “na tentativa de perceber onde podemos conseguir ganhos, sejam eles eliminando tarefas supérfluas, ou percebendo quais os outros caminhos para chegar ao resultado.”
Este trabalho conjunto de áreas distintas da Organização é fundamental e demonstra uma tomada de consciência cada vez maior de que melhorar processos na ME – ou em qualquer outra área – beneficia toda a Companhia. O projeto denominado Otimização do processo de Procurement e da Interligação com a ME é disso exemplo. Com o objetivo de fazer uma análise detalhada do processo de Procurement para eliminação de tarefas supérfluas, este projeto começou por identificar os problemas existentes. São eles o aumento da carga de trabalho – com um acréscimo de 44% em três anos, o número elevado de pedidos “urgentes”, a necessidade de interagir com nove sistemas informáticos distintos, a falta de clareza na identificação das necessidades de cada área, a falta de tempo para o follow-up e o peso e a burocracia que caracterizam os processos.
Entre os ganhos conseguidos por este projeto, está já uma redução de 240 horas/ano em processos documentais – nas áreas de Logística e Manutenção de Motores –, e uma redução de mais de 57 mil cópias e de mais de 56 mil capas de arquivo – ao eliminar totalmente o uso do papel, atingindo uma poupança anual de 4.500 euros. Outras ações estão ainda em curso.
A 14.ª Semana da Melhoria Contínua contou com um total de cinco projetos, um da Manutenção de Componentes, três da Manutenção de Aviões e um do – o já referido – do Procurement.
No total, em 2018 foram já fechados e implementados 26 projetos, com ganhos em áreas tão diversas como a otimização de processos, a melhoria das condições de trabalho e a poupança de recursos, entre muitas outras.
Mário Lobato Faria, Chief Technical Officer da TAP, reforça esta mensagem de que as Semanas de Melhoria Contínua são muito importantes para a Organização, ao afirmar que trazem dois tipos de benefícios, um que tem a ver com “os objetivos dos próprios projetos, que se traduzem em ganhos de eficiência e produtividade, eliminação de desperdício, melhoria das condições de trabalho, para mencionar os principais” e outro “que tem um alcance muito maior e que trata de uma transformação cultural”. Quanto a este último, o responsável pela TAP ME refere que as pessoas envolvidas nestes projetos, para além de adquirirem competências que lhes permitem abordar de forma sistemática os aspetos acima referidos, desenvolvem uma maior cultura de colaboração, inovação e tomam consciência que em muitos casos a mudança depende essencialmente deles e não da estrutura hierárquica. É esta cultura que abraça a mudança, aprende com eventuais erros, é colaborativa e foca-se na eliminação do desperdício, nos ganhos de produtividade e eficiência que queremos continuar a desenvolver na ME no sentido de continuarmos a constituir um valor seguro para a TAP e os nossos Clientes terceiros.”
A próxima edição irá decorrer irá decorrer entre os dias 19 e 23 de novembro.