Agosto passou. Dias de muito sol e calor finalmente fizeram-nos sentir o Verão. Com ele também chegaram a Portugal mais e mais turistas. Ruas e praias cheias, mas também muitos constrangimentos impostos pela infraestrutura do aeroporto de Lisboa e pelo tráfego aéreo intenso.
O grande esforço feito durante os últimos doze meses para garantir o número necessário de PNC para a nossa operação gerou os frutos que todos esperávamos. Conseguimos cobrir o deficit do verão de 2017 e posicionámo-nos de forma sólida para este verão. Recrutámos e treinámos mais 700 pessoas para integrar a nossa equipa PNC. Temos que dar o nosso muito obrigado pelo belo trabalho de todos os nossos formadores da equipa PNC, liderados pelo Cabin Crew Training Coordinator Miguel Anastácio e pela Cabin Crew Training and Instruction Team Leader Sónia Alves Freitas. Foram meses de trabalho incansáveis para esta equipa. Não poderíamos esquecer-nos do apoio e trabalho conjunto da DIS com os RH no Recrutamento. As nossas psicólogas, lideradas pela Dr.ª Ana Paula Coutinho, estiveram sempre disponíveis para ajudar-nos a cumprir este cronograma tão ambicioso e que continuará durante os próximos meses, para fazermos face às novas aeronaves que estão a chegar e às novas rotas a abrir.
Agosto foi também, contudo, um mês de desafios para algumas tripulações, devido aos muitos atrasos causados por questões de controlo de tráfego aéreo em Lisboa e noutros países da Europa. Além do mau tempo (OPO/FNC/etc.), atrasos levaram a trocas de tripulação de último minuto, colegas em standby chamados, voos seguintes atrasados, etc. Mesmo assim, nada comparado com outros verões que já tivemos.
Tradicionalmente, agosto é um mês calmo em termos de novidades na aviação, mas um tema que não pode deixar de merecer uma atenção constante para empresas que oferecem serviços é o das redes sociais. Cada vez mais, a TAP é citada nas redes sociais. Temos uma equipa dedicada a acompanhar as redes, responder às perguntas e partilhar connosco aquele feedback que, antes de chegar a nós, já se tornou público. É com muito orgulho que semanalmente recebemos feedback através das redes sociais sobre o trabalho excelente do nosso PNC. Sempre que a data/voo podem ser identificados, transmitimos aos colegas as palavras publicadas de como tornaram, muitas vezes de forma inconsciente, a viagem do nosso Cliente algo inesquecível que mereceu ser exaltada através das redes sociais. O outro lado da moeda também existe e é quando as coisas não correm bem num determinado voo. Da mesma forma, passamos para a tripulação o que foi publicado pelo Cliente, de forma a entendermos o que o levou a publicar. Muitas vezes foram motivos que, no fundo, não tinham nada a ver com a tripulação, enquanto que em outros casos a publicação serve para, junto com os tripulantes, avaliarmos o impacto que alguma atitude pode ter tido e procurarmos formas de fazê-lo de modo diferente no futuro, a fim de não causar o mesmo impacto negativo.
As redes sociais estão cá e todos temos que aprender a conviver com elas. Tentando sempre tirar o melhor que podem dar-nos mas, ao mesmo tempo, usando-as com muito cuidado. Uma vez que algo entra na internet, pode-se correr o risco de que nunca mais saia de lá. Há a possibilidade de, em apenas um minuto, o que postamos seja copiado e o vejamos, para nosso dissabor, tornar-se viral numa questão de horas. Be careful!
Agosto passou. É o fim dos meses de férias. Muitos exibem um belo bronzeado, enquanto outros ainda aguardam a oportunidade de passar pelo menos um fim de semana junto ao mar. Setembro chegou. Será um mês de muito trabalho, novidades e desafios. Retomaremos o recrutamento, progressões e promoções de PNC. A TAP cresce e nós fazemos parte deste futuro promissor em que a vossa colaboração e participação são imprescindíveis.
Bons voos!
Paulo Barbosa
Diretor de Inflight Services