Há um ano, nascia uma nova profissão TAP. Os Turnaround Coordinators (TRC) chegaram para reforçar a equipa do Hub de Lisboa, com o objetivo de garantir a segurança, pontualidade e qualidade de serviço da TAP.
No início, eram 15 e repartiam-se por tarefas de turnaround e também de apoio às transferências e irregularidades “customer Service”. Era, assim, um número quase inexpressivo. Hoje, são 35 os Colaboradores TAP que desempenham exclusivamente esta função em Lisboa, sendo que este número deverá atingir a meia centena até ao final do ano. Os TRC trabalham por turnos, desde as 5 horas da manhã até à saída do último voo, o que permite um acompanhamento de toda a operação da Companhia. Os horários ajustam-se à operação e aos seus diferentes picos, pelo que chegam a estar dez TRC a trabalhar em simultâneo, distribuindo-se pelos diferentes voos e podendo até coordenar mais do que um voo ao mesmo tempo.
O objetivo é atingir os 50 TRC até ao final do ano, no que é uma clara aposta da TAP no reforço desta equipa para que consigamos melhorar a nossa Pontualidade e serviço ao Cliente TAP.
Em resumo, são funções do Turnaround Coordinator:
- Promover a pontualidade, a safety culture, e garantir qualidade de serviço aos Clientes da TAP.
- Fazer uma análise pré-voo: definição de um Turnaround Plan para cada voo específico e briefing com os responsáveis das diferentes equipas intervenientes no Turnaround.
- Assegurar que os recursos humanos e materiais estão posicionados antes da chegada da aeronave.
- Comunicar com a tripulação / porta / ramp / catering / HCC, entre outros, de forma a identificar proactivamente situações críticas e mitigar os atrasos, facilitando o relacionamento entre os diferentes intervenientes.
- Coordenar com o Transfer Manager o status dos Passageiros e bagagens em transferência.
- Coordenar e registar a correta realização dos serviços contratados, assim como as alterações ao Turnaround Plan, garantindo o cumprimento dos SLAs – acordos de nível de serviço – que a TAP tem definido com os diferentes prestadores de serviços.
- Assegurar que toda a documentação do voo é recebida pela tripulação nos timings definidos.
- Reportar qualquer incidente de safety e security aos departamentos responsáveis para posterior análise e ações de melhoria.
- Garantir o fecho das aeronaves conforme os procedimentos de segurança, evitando igualmente custos de energia desnecessários.
- Clarificar os motivos dos atrasos, em coordenação com o HCC.
- Supervisionar e coordenar o handling de bagagem com o terminal, com especial foco na mitigação das irregularidades de bagagem.
Veja, no vídeo abaixo, como é o dia-a-dia de um TRC, através do testemunho de Susete Ferreira, uma das primeiras a desempenhar esta função na TAP.